EM DESTAQUEAbertura de Escritório em Viana do Castelo

Mundo ao Minuto – “Perante caos, a ONU, que tem sido um problema, pode ser a única solução”

Um artigo de opinião assinado por Dantas Rodrigues, sócio-partner da Dantas Rodrigues & Associados.
"Perante caos, a ONU, que tem sido um problema, pode ser a única solução"

“A Faixa de Gaza, o Estado de Israel e Jerusalém Oriental e as Colinas (montes) de Golã nasceram do direito internacional que os criou com brutais diferenças logo à nascença e contra a vontade dos cinco países árabes vizinhos (Egito, Iraque, Líbano, Síria e Jordânia).

No período entre guerras 1919 a 1945, concretamente em 1920, a Liga das Nações (o primeiro esboço de uma organização internacional onde se procurou a paz e a cooperação internacional pela via diplomática) concedeu administração da Palestina ao Reino Unido, que a partir de 1933, com a ascensão do nazismo, passou acolher  os refugiados judeus. A 29 de novembro de 1947 a ONU aprovou a Resolução 181, que propunha a criação de dois estados, um árabo-palestiniano e outro judaico, com uma área sob controlo internacional que incluía Jerusalém e Belém. A rejeição do plano pelos britânicos e pelos árabes levou a uma guerra civil que eclodiu no dia seguinte à criação do Estado de Israel, os cinco países árabes vizinhos (Egito, Iraque, Líbano, Síria e Jordânia) declaram-lhe guerra e tentam invadi-lo. Da guerra civil passamos para uma guerra transfronteiriça: Israel respondeu expulsando mais de 700 mil palestinianos de suas casas para construir o Estado, conhecido como Nakba (Catástrofe). Passados dois anos, em 1949, foram então assinados acordos de armistício com os países árabes para o fim da guerra.  Israel recebeu 26 por cento mais território do que o inicialmente atribuído pela ONU. Os judeus dominavam 20.850 quilómetros quadrados de superfície, 5.728 a mais do que o plano contemplado pela ONU. Quase dezoito anos após inúmeros conflitos fronteiriços, Israel, sob o comando do próprio ministro da Defesa, o general Moshe Dayan, lançou um ataque contra o Egipto entre 5 e 10 de junho de 1967, que ficou conhecido pela «Guerra dos Seis Dias», e desencadeou um conflito que viria a ter duas consequências principais: a ocupação de seis territórios palestinianos e uma nova onda de cerca de meio milhão de refugiados.

– As Colinas de Golã são um planalto com 1.200 km² e 40.000 habitantes, localizado na fronteira entre Israel, Líbano, Jordânia e Síria. Anexado ao Estado de Israel em 1981, após a ocupação do território da Síria durante a Guerra dos Seis Dias (1967) e a Guerra do Yom Kippur (1973). O único líder do mundo a ter reconhecido a soberania israelita sobre as Colinas de Golã foi Donald Trump em 2019.

– Jerusalém Oriental representa uma faixa de 70 quilómetros quadrados e tem 524.900 habitantes. É a parte da cidade que inclui os principais lugares sagrados do judaísmo, do islamismo e do cristianismo. Israel conquistou Jerusalém Oriental em 1967 e anexou-a em 1980. Hoje controla, de facto, Jerusalém na sua totalidade e considera a cidade sua capital, ao passo que a Palestina declarou Jerusalém Oriental como a sua capital.

Ao longo de anos e anos as nações que mandam na ONU e que decidem no Conselho de Segurança sempre apoiaram o Estado de Israel, considerando-o um estado democrático, por outro lado esqueceram-se da Palestina.

Em circunstância alguma, [povo palestiniano]deverá ser confundido com aquele que, pela mão dos sunitas do Hamas, perpetrou, um ataque maciço e mortal contra Israel e espalhou ainda mais ódio no mundo 

Jerusalém Oriental, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, região localizada entre Israel, o Egito e a Jordânia, que devia de ser o Estado da Palestina, não passam de Territórios não Autónomos.

A Carta das Nações Unidas, ao abrigo do Capítulo XI (art.º. 73.º e 74.º), define Territórios não Autónomos («Non-Self-Governing Territories») como os «povos (que) ainda não se governem completamente a si próprios». Trata-se de povos que ainda não se encontram descolonizados. O território da Cisjordânia foi dividido em três áreas: 1) a área A, sob controlo militar e civil da Palestina; 2) a área B, sob controlo civil da Palestina e controlo militar conjunto com Israel; e 3) a área C, sob controlo militar e civil de Israel.

No contexto dos Territórios não Autónomos as estruturas de governação são normalmente determinadas pela potência administradora (Israel), que exerce o controlo sobre o território. Essas estruturas são obrigadas, ao abrigo do direito internacional, a garantir o bem-estar, o desenvolvimento e a proteção dos habitantes dos ditos Territórios, o que inclui o respeito pelos seus direitos humanos, a satisfação das suas necessidades básicas e a promoção do seu progresso social, económico e político.

Uma das normas de direito internacional mais importantes para a administração de Territórios não Autónomos é o princípio da autodeterminação, que estabelece a liberdade dos povos escolherem o seu estatuto político, de prosseguirem o seu crescimento económico, social e cultural e de escolherem quem os governe. Esta noção é essencial para o processo de descolonização e é fundamental para toda e qualquer independência que se almeje.

Um determinado território deixa de ser considerado como não autónomo quando, nos termos da resolução A/RES/648,  preenche uma de três situações: 1) através da independência (o território torna-se um Estado soberano e independente com o seu próprio governo, leis e reconhecimento internacional (esta é a forma mais simples); 2) através da integração (o território não autónomo pode optar por se integrar num Estado soberano existente, o que pode acontecer através de processos como a adesão ou a anexação, mas deve ser uma decisão voluntária); e 3) através da associação livre (o território pode entrar numa associação mutuamente acordada com outro Estado, mantendo um grau significativo de autonomia o que implica que se estabeleça uma relação política e jurídica especial entre as duas entidades).

Os 56 anos de ocupação militar da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental impediram, o desenvolvimento de instituições fortes nos territórios palestinianos, a que ainda devem ser somados os mais de 15 anos de bloqueio da Faixa de Gaza.

Os palestinianos ganharam representação política com a criação da Autoridade Palestiniana em 1994, após os Acordos de Oslo, mas a corrupção e a falta de legitimidade dos seus dirigentes têm servido de argumento para Israel justificar o seu direito de se defender.

Perante o caos atual, a ONU, que tem sido um problema, pode ser a única solução através do Comité Especial para a Descolonização e do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas e, desse modo, procurar a reparação e não a punição coletiva de um determinado povo, povo esse que, em circunstância alguma, deverá ser confundido com aquele que, pela mão dos sunitas do Hamas, perpetrou, um ataque maciço e mortal contra Israel e espalhou ainda mais ódio no mundo.”


20 Nov 2023


Referências nos Media

TVI – Dantas Rodrigues sobre a IVG nos Açores
Economia ao Minuto – O que é que ainda pode fazer para poupar no IRS este ano?
Sapo – Reformular o sistema de justiça antes que vá a pique
Sapo – Ministério Público debaixo de fogo. São justas as críticas?
Observador – A lucidez e a corrupção
Mundo ao Minuto – “Perante caos, a ONU, que tem sido um problema, pode ser a única solução”
Ekonomista – Crédito à habitação: o que fazer se morrerem os fiadores?
Notícias Magazine – Transmissão de contrato de arrendamento por morte
Economia ao Minuto – Trabalhadores independentes podem ser alvo de uma inspeção tributária?
Economia ao Minuto – Senhorio quer subir renda, mas tenho atestado multiusos. Estou protegido?
Sapo – Investigação a Costa nasce de uma escuta que não foi destruída pelo Supremo Tribunal de Justiça
Observador – A União Europeia e os direitos das crianças
Ekonomista – Fiscais podem multar ou rebocar carro estacionado na linha amarela?
CNN – Juíza do caso EDP pediu escusa. E agora, o que acontece ao julgamento?
Ekonomista – Processo disciplinar por envio de mensagens a colegas de trabalho
Economia ao Minuto – Funcionário pode ser despedido por faltar injustificadamente ao trabalho?
Ekonomista – Tempo ou quilometragem: o que dita a garantia de um usado do stand
Ekonomista – Deixar os dejetos de cães na rua é crime?
Sapo – Caso EDP A perícia médica a Salgado valerá para todos os processos em que é arguido?
Observador – Crianças  criminosas nas sociedades modernas
País ao Minuto – Deveres conjugais de ontem em dias de hoje
Economia ao Minuto – É possível evitar e contestar uma ação de despejo?
Ekonomista – O senhorio pode ficar com uma cópia das chaves da minha casa?
Observador – Um beijo à francesa ou à espanhola
Notícias ao Minuto – Barbie na terra dos mandarins (e a ‘linha dos nove traços’)
Ekonomista – Posso recusar trabalhar ao feriado se não me pagarem a dobrar?
Polígrafo SIC – Dr. Frederico Assunção sobre a sobrelotação de casas
Esclarecimento no Polígrafo SIC de 26 Junho 2023
Notícias ao Minuto – Empresa pode recusar férias a um trabalhador em cima da hora?
Notícias ao Minuto – Dinheiro Público não é de quem lhe deita a mão
Ekonomista – Se um dos fiadores do crédito habitação morrer, o que fazer junto do banco?
Polígrafo – Caso das Secretas
Observador – Os tempos não estão para independentismos
Polígrafo – Despacho Interpretativo altera o cálculo de apoio às rendas
Notícias ao Minuto – Aumento de Renda fora de Lei
Polígrafo – Limite de pessoas a habitar casas arrendadas
Polígrafo – Frederico Pinheiro, o que poderia ter sido feito para o impedir de entrar no Ministério
Dr. Dantas Rodrigues comenta viagens de José Sócrates ao Brasil
Comentário na SIC Notícias
Polígrafo – Deveria ou não Costa ter informado o PR?
Notícias ao Minuto – O Mistério da Praia da Luz
País ao Minuto – Ciberpornografia é flagelo social
O Observador – Alteração do regime jurídico aplicável à Procriação Medicamente Assistida (PMA)
Advocatus – Crimes no caso da TAP
Advocatus – Novo questionário aos candidatos a governantes
País ao Minuto – Sentença Histórica em Espanha
Notícias ao Minuto – Ajuste de contas com o passado
Polígrafo – Alexandra Reis poderá ser reintegrada na TAP depois da anulação do acordo de saída?
Observador – Assédio Sexual nas Universidades
Observador – Notícias falsas
Notícias ao Minuto – Pode o senhorio aumentar a renda por um valor à sua escolha?
Notícias ao Minuto – Baixa Médica impacto nas férias e subsídio
Observador – Polícia de Paz
Notícias ao Minuto – Abusos na Igreja?
Notícias ao Minuto – Nova Lei de Saúde Mental
Observador – Abusos sexuais: um mal social
Notícias ao Minuto – Contratos a Termo Certo
Notícias ao Minuto – Destruir ou Danificar Património Cultural
Dr. Dantas Rodrigues comenta morte de João Rendeiro
Comentário na CNN Portugal
Notícias ao Minuto – Marcação de Férias
Observador – Crise Humanitária sem precedentes?
Revista Luz – Animais e Filhos, iguais?
Observador – Névoas de Guerra
Revista Sábado – Corrida aos testamentos a partir dos 40 anos
Notícias ao Minuto – Em vigor o teletrabalho obrigatório
Dr. Dantas Rodrigues comenta medidas de coação a Manuel Pinho
Comentário na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta caso de João Rendeiro
Comentário na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta buscas relacionadas com FCP
Comentário na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta detenção do Presidente do Benfica
Comentário na SIC Notícias
Observador – Os 111 anos da Lei do Divórcio
Viva! – A nossa já centenária lei do divórcio
Observador – Violação dá Prisão
Notícias ao Minuto – Pagamento de Quotas do Condomínio em atraso
Notícias ao Minuto – A Pedofilia não deve ter tréguas
Dr. Dantas Rodrigues comenta detenções na investigação aos empréstimos da CGD
Comentário na SIC Notícias
HealthNews – Novas medidas respeitam o interesse dos cidadãos?
Observador – Pandemia e Autoritarismo
Possivelmente a pandemia passará com a vacinação, mas o excesso de autoritarismo
decerto permanecerá. Os direitos humanos, como sempre, ficarão dependentes do
paternalismo oportunista dos políticos.
World Magazine – TAP
Tribunal de Justiça da UE dá razão à Ryanair e anula
ajuda do Estado à TAP?
Revista Sábado – Participação do Sr. Dr. Frederico Assunção
Depois da separação, 200 mil euros por trabalho doméstico?
World Magazine – O Estado precisa salvar o Novo Banco?
Quando falamos no “Caso Novo Banco” os ânimos aquecem de imediato, é rara a pessoa que não fica incrédula com a ligação entre o Estado e o Novo Banco. Contudo, fala-se muito sobre o assunto, mas pouco se explica, as dúvidas prevalecem, há uma questão que se impõe: Porque é que o Estado tem de investir tanto dinheiro para salvar o Novo Banco?
Observador – Requisição do que está ao alcance da mão
O que aqui está em causa é a responsabilidade de proteger a comunidade nacional, como prescreve o direito internacional, cabendo ao Estado proteger os mais fracos dos mais fortes.
Observador – Proteção dos Europeus
A Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia – conhecida pelo acrónimo inglês de FRA (Fundamental Rights Agency) –, deu a conhecer, no pretérito 19 de fevereiro, o seu relatório sobre criminalidade. Partilhamos a opinião do Dr. Dantas Rodrigues sobre esta matéria
Dr. Dantas Rodrigues comenta Instrução do Processo Marquês
Comentário na SIC Notícias
Podcast Direito dos Seniores – Guia Jurídico com Dantas Rodrigues
Podcast no site Impulso Positivo
Jornal Económico – Artº de Opinião
Os negócios que envolvem políticos, juízes e empresários vão continuar a existir, porque a investigação é complexa e difícil e a proteção da justiça é uma triste realidade.
Notícias ao Minuto – Condenação de França em Estrasburgo
Artigo de Opinião referente ao acórdão ‘Bivolaru e Moldovan’ do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH), sediado em Estrasburgo, que condenou, em 25 de março de 2021, a França por violação do artigo 3.º da Convenção Europeia dos Direitos do Homem.
Dr. Dantas Rodrigues comenta libertação de Rui Pinto
Comentário na SIC Notícias
Dr. Frederico Assunção no Programa Livro de Reclamações
Comentário na TVI
Dr. Dantas Rodrigues comenta Brexit e Catalunha
Comentário na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta caso de Tancos
Comentário na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta caso e-Toupeira
Comentário na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta serviços mínimos da greve dos motoristas
Comentário na RTP 2
Dr. Dantas Rodrigues comenta audição de Bruno de Carvalho
Comentário na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta julgamento de marroquino por terrorismo
Comentário na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta Diretiva Europeia de Direitos de Autor
Comentário na RTP 2
Dr. Dantas Rodrigues comenta detenção de Rui Pinto
Comentário na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta decisão sobre requisição civil dos enfermeiros
Comentário na RTP
Dr. Dantas Rodrigues comenta julgamento de independentistas da Catalunha
Comentário na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta prisão de Armando vara
Comentário na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta não pronúncia da Benfica SAD
Comentário na SIC Notícias
Notícias ao minuto – Artigo de Opinião
Em Democracia, nem tudo vale! A opinião do Dr. Dantas Rodrigues
Dr. Dantas Rodrigues comenta processo Face Oculta
Comentário no Jornal das 10 na SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta notificação de Pinto de Costa
Comentário no Jornal de Desporto da SIC Notícias
Diário de Notícias – Artº de Opinião
Desde 2010, pelo menos em termos mediáticos, que a Igreja Católica se encontra no olho do furacão no que diz respeito a costumes e a abuso de menores.
Dr. Dantas Rodrigues comenta caso Ronaldo na SIC Notícias
Comentário na Edição da Tarde da SIC Notícias
Dr. Dantas Rodrigues comenta acusação a Ronaldo
Comentário na Edição da Noite da SIC Notícias
SIC Notícias – Edição da Tarde
Comentário do Dr. Dantas Rodrigues sobre violência doméstica
SIC Notícias – Opinião Pública
Comentário do Dr. Dantas Rodrigues ao caso e-Toupeira
SIC Notícias – Jornal de Desporto
Comentário do Dr. Valter Monteiro a legalização de claques
Comentários ao caso e-Toupeira
Comentários de advogados da DR&A ao caso e-Toupeira
SIC Notícias – Jornal das 7
Comentário do Dr. Dantas Rodrigues ao processo Carlos Cruz
TVI 24 – Especial Informação
Comentário do Dr. António Barbosa ao ambiente no futebol português
Notícias ao Minuto – Opinião
Caso Nóos, também conhecido como ‘Torre de Babel’, que teve por protagonista Iñaki Urdangarin.
SIC Notícias – Jornal das 7
Comentário do Dr. Dantas Rodrigues ao caso Manuel Vicente
Público – Opinião
Portugal e o caso Skripal
Notícias ao Minuto – Opinião
O aumento da rede consular honorária de Portugal
Público – Opinião
Labirinto Catalão – A estratégia da justiça espanhola
RTP – Jornal 2
Comentário do Dr. Dantas Rodrigues à detenção de Lula da Silva
SIC Notícias – Edição da Tarde
Comentário do Dr. Dantas Rodrigues à detenção de Carles Puigdemont
SIC Notícias – Primeiro Jornal
Comentário do Dr. Valter Monteiro a julgamento de reitor
SIC Notícias – Edição da Tarde
Comentário do Dr. Dantas Rodrigues à Operação E-Toupeira
TVI 24 – Especial Informação
Comentário do Dr. António Barbosa ao caso e-Toupeira
TVI 24 – Notícias 12h
Comentário do Dr. António Barbosa ao caso e-Toupeira
SIC Notícias – Edição da Noite
Comentário do Dr. Dantas Rodrigues à detenção de Ruben Semedo
SIC Notícias – Edição da Noite
Comentário do Dr. António Barbosa ao caso do espião português e à Operação LEX
SIC Notícias – Edição da Noite
Comentário do Dr. Dantas Rodrigues ao caso LEX
SIC Notícias – Opinião Pública
Caso LEX: comentário do Dr. António Barbosa
Público – Opinião
A crise institucional e política na Catalunha
SIC Notícias – Edição da Noite
Pode Puigdemont governar a partir da Bélgica? Comentário do Dr. Dantas Rodrigues
SIC Notícias – Edição da Noite
Comentário do Dr. Valter Monteiro ao caso Estoril-FC Porto
TVI – Sociedade
Foram levados 60 mil euros do Aeroporto do Porto
Correio da Manhã – Opinião
Verdade ou Mentira
Público – Opinião
Combater a Corrupção
Diário de Notícias – Opinião
Animais e o Circo
SIC Notícias – Edição da Noite
Comentário ao caso da Operação Fizz entre os governos Português e Angolano
Público – Opinião
Democracia e cleptocracia
Diário de Notícias – Opinião
“O comunitarismo, antecâmara do terrorismo”
SIC Notícias – Jornal da Noite
Comentário ao caso do filho do Embaixador Iraquiano
Noticiário Antena 1
“Isenções fiscais da Igreja Católica”
Entrevista da Manhã na Antena 1
“Isenções fiscais da Igreja Católica”
Jornal OJE
“A Hora de Mexer nos Direitos de Parentalidade”
Jornal OJE
“A Regulamentação do Mercado de Valores Mobiliários”
Jornal OJE
“A importância de baixar a TSU”
Semanário Vida Económica
“A desvalorização imobiliária e o contrato de mútuo bancário”
Semanário Grande Porto
“O que deve mudar na PGR”
Diário OJE
“A Economia Paralela”
Diário OJE
“Grande exigência na integração urbana das edificações”
Diário OJE
“Grande exigência na integração urbana das edificações”
Diário OJE
“Como o PEC asfixia as empresas”
Diário OJE
“Como o PEC asfixia as empresas”
Revista Nova Gente
“A Estratégia de Defesa”
Revista Nova Gente
“Renato Seabra pode ser extraditado”
Semanário Grande Porto
“A protecção dos Idosos”
Jornal Expresso
“Divorciados culpam redes sociais”
Jornal Diário Económico
“Nova Lei das Rendas: presente envenenado para os senhorios”
Semanário Grande Porto
“As isenções fiscais na igreja”
Atividade
Entre em Contacto Horário de funcionamento: 09:00 – 19:00

Lisboa
Tel. 21 799 50 50 | Email
Av. Elias Garcia, 162 – 7º Dto. – 1050-102 LISBOA

Porto
Tel. 22 201 72 86 | Email
Rua de Camões, 117 – SLJ – 4000-144 PORTO

Viana
Tel. 258 108 623 | Email
Rua de Aveiro, 198 – Edif. Palácio, 1º Sala 109 – 4900-495 VIANA DO CASTELO

Subscrever Newsletter

FacebookLinkedInWhatsApp

2023 ©PT
Dantas Rodrigues & AssociadosTermos LegaisEsta página usa cookies
Web design: Estreia
PT
sociedades de advogados lisboa | advogados porto | advogado família | formação jurídica | advogado direito trabalho | advogado penal | advogado partilhas herança | advogado divórcio | advogado arrendamento | registos e notariado